Metadados

Publicado por: cego
em 10/07/2020 às 12:27:44

Os metadados são marcos ou pontos de referência que permitem circunscrever a informação sob todas as formas, pode se dizer resumos de informações sobre a forma ou conteúdo de uma fonte.

Exemplo de metadados no universo da gestão de arquivos baseada em papel: localização física, n.º de caixa, etiqueta de pasta, sistema de classificação. No mundo da imagem documental podem incluir tipo de documento, data, entidades com que se relaciona. Exemplos para a gestão documental poderiam ser autor, data, assunto, tipo de documento, n.º de versão.


Em banco de dados, informações a respeito dos dados são tão importantes quanto os dados. Os Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados Relacionais - SGBDR também utilizam metadados. As tabelas no banco de dados são usadas para armazenar informações. De forma similar, um SGBDR tem várias meta-tabelas que armazenam descrições das tabelas.

No SGBD Oracle, por exemplo, a tabela USER_TABLES é uma meta-tabela que possui informações a respeito das tabelas criadas pelos usuários. Entre estas informações podem ser encontradas: proprietário da tabela, nome da tabela, nome da tablespace (unidade de armazenamento lógico) para qual foi definida, entre outras.

Outros exemplos de metadados podem ser citados. As definições de classes, em orientação a objetos, são metadados. Os modelos são inerentemente metadados, visto que descrevem os tipos sendo modelados. As aplicações do mundo real, tais como catálogos e dicionários, têm metadados. Implementações de linguagens também utilizam metadados.

Compartilhe essa notícia:
www.whitehats.com.br - Todos os direitos reservados
Subir